Novos Horizontes FM

Notícias/Estado


10/04/2015

Unijuí é aprovada para instalar curso de Medicina

Unijuí é aprovada para instalar curso de Medicina
Martinho Kelm

 O Ministério da Educação divulgou na noite de quarta-feira, o resultado de mais uma etapa do edital para a oferta de curso de Medicina em Ijuí.

Concorrendo com a Universidade Estácio de Sá, com sede no Rio de Janeiro, a Unijuí ficou classificada em primeiro lugar.

De acordo com o reitor Martinho Kelm, esta é mais uma fase do processo de chamamento público para a autorização de novos cursos de Medicina em Instituições Privadas de Educação Superior e que essa, é a superação da etapa que envolvia a ánalise do caráter regulatório da implantação do curso.

"Essa foi uma grande vitória e a Unijuí sai agora fortalecida para o processo de análise do projeto da instituição. Passando para a etapa da pertinência do projeto, acredito que nosso material esteja muito bem construído. Por isso, estamos confiantes que nosso projeto reflete um curso de Medicina de excelência e a decisão final está próxima", avalia o reitor que conta que o resultado desta etapa deve ser divulgado em 22 de maio.

Em relação ao vestibular para o curso de Medicina da Unijuí, Martinho afirma que a ideia é que nas provas de verão, no final deste ano, já seja disponibilizada a concorrência para o curso.

"Pelo modo como as coisas estão caminhando, acredito que consigamos organizar o calendário para a oferta das vagas já no final deste ano. Desse modo, serão 50 vagas anuais divididas em dois processos seletivos: 30 vagas no vestibular de verão e 20 no vestibular de inverno para que possamos ter um processo de organização facilitado", destaca.

O reitor afirma que o processo para a aprovação dos alunos para a Mediciana serão os mesmos dos demais cursos, e que a nota do Enem será usada como critério de desempate.

Sobre o corpo docente, Martinho destaca que a Unijuí organiza e investe nessa questão há algum tempo e já tem profissionais disponíveis para dar andamento ao curso nos seus dois primeiros anos.

"O curso está dividido em três blocos de dois anos e nesse momento,estamos trabalhando em um conjunto de investimentos que envolve um processo de qualificação do corpo docente e estruturação de laboratórios. Após isso, faremos a qualificação nas estruturas dos hospitais Bom Pastor e HCI, de Ijuí, e Hospital de Caridade de Panambi, que receberão os estudantes para os estágios e residências nos anos finais do curso", ressalta.

Mais Lidas

Notícias Quentes

Vídeo